Nova estrutura atende a normas e recomendações internacionais sobre ética e boas práticas relacionadas ao processo editorial científico

 

Revista da CGU passou a apresentar, neste mês de maio, uma nova política editorial de acordo com normas e recomendações internacionais sobre ética e boas práticas relacionadas ao processo editorial científico. O site da revista também recebeu as versões nos idiomas inglês e espanhol, além do português que já existia. O objetivo desse incremento é ampliar a possibilidade de contribuições da comunidade acadêmica.

Além da definição do foco e do escopo da revista, a nova política editorial do periódico também promoveu a publicação de conteúdo sobre os seguintes assuntos: ética das publicações; diretrizes dos autores; e regras das seções de Artigos, Resenhas de Livros, Traduções e Relatórios de Pesquisa. Além disso, há ainda informações sobre as duas edições especiais da revista atualmente abertas para o recebimento de contribuições, que são: “Interfaces entre Sanções Estatais” e “Accountability e Controle no Contexto da Pandemia”.

Outra novidade trazida com a mudança foi a publicação da estrutura editorial da revista, bem como de orientações sobre o processo de avaliação pelos pares; erratas e retratações; declaração de direitos autorais; política de acesso livre; e política de privacidade; entre outras.

A adoção da nova política editorial e o aperfeiçoamento no site fazem parte do esforço de fortalecimento do processo e da gestão editorial da revista, iniciado no final de 2019 pela comissão editorial designada pela Portaria/CGU nº 388 .

Ética

A Revista da CGU está comprometida com padrões éticos e valores do campo científico para orientar autores, editores e revisores a fim de garantir a qualidade dos trabalhos publicados. Dessa forma, o conteúdo atende às normas e melhores práticas brasileiras e internacionais, em particular as diretrizes e recomendações do Comitê de Ética em Publicações (COPE) e da Comissão de Integridade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Revista

A  Revista da CGU  é uma revista científica que visa difundir e promover o conhecimento e a pesquisa nos seguintes tópicos: Políticas de responsabilização e anticorrupção; Controle interno e auditoria pública; Governança e riscos; Procedimentos correcionais e responsabilidade administrativa; Transparência e supervisão social; Integridade e ética pública; Atividades de ouvidoria e participação pública; e Prevenção e combate à corrupção.

A missão da revista é difundir e promover o conhecimento científico e a pesquisa nessas áreas. O objetivo é publicar trabalhos baseados em abordagens teóricas, teórico-empíricas e metodológicas inovadoras e críticas.

A revista está disponível para publicação de artigos, traduções, resenhas de livros e relatórios de pesquisa em português, inglês e espanhol, e a política editorial e diretrizes de envio estão disponíveis nesses três idiomas.