Publicado em: 05/06/2018

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), o Senado recebeu representantes de órgãos públicos de outros estados e do Distrito Federal para compartilhar experiências sobre boas práticas de sustentabilidade na administração pública.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, ressaltou que o Plano de Gestão de Logística Sustentável está cada vez mais inserido na realidade da Casa. O ponto de partida para o maior envolvimento dos servidores, afirmou Ilana, foi a redução de 90% dos copos descartáveis, que foram substituídos por copos de vidro em 2015.

– Desde então, o Senado não comprou mais copos descartáveis. Acho que essa foi a primeira lição, e acredito que tenha sido o que destravou o PGLS. As pessoas entenderam que era melhor participar, e foi um ótimo resultado. Depois disso, começamos a trilhar um caminho que mudou o comportamento das pessoas. Mas ainda existem muitas pessoas que não estão sensibilizadas. E essa sensibilização é muito importante para que possamos seguir em frente – disse Ilana.

O diretor-executivo de Gestão do Senado, Márcio Tancredi, destacou que, ao longo dos últimos anos, a questão ambiental tornou-se centro do planejamento estratégico das organizações, especialmente as públicas.

– O Senado tem uma série de projetos, e espero que, ainda neste mês, a gente consiga lançar a nossa estratégia de compras sustentáveis, para que possamos adquirir coisas melhores, por preços menores e mais adequadas ao uso ambiental – afirmou.

Representando a Câmara dos Deputados, o coordenador do projeto EcoCâmara, Luiz Vicente da Costa, ressaltou que o momento é de comemoração, já que a sustentabilidade está mudando de patamar, transformando-se em um conceito transversal.

– O desafio é mudar uma visão cultural que existe relacionada à sustentabilidade, mostrando que vai além de simplesmente abraçar árvores e envolve muitos aspectos, como a gestão de resíduos. A gestão sustentável é ambientalmente adequada, economicamente viável e socialmente justa – destacou.

Práticas sustentáveis

No painel intitulado "Planejamento Estratégico Sustentável: aspectos teóricos e práticos", a diretora da Central de Compras do Ministério do Planejament