Publicado em: 29/11/2019.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) ressaltou nesta sexta-feira (29), em Plenário, a importância do mercado de compras governamentais para o fomento do desenvolvimento tecnológico e inovação no Brasil. Segundo ele, é considerável o volume de dinheiro envolvido nessas transações comerciais. Por isso, o parlamentar defendeu que se dê preferência a empresas brasileiras, sem ferir o princípio de não discriminação da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O senador informou que, de acordo com dados publicados em 2018 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), esse mercado representa em média 12% do produto interno bruto (PIB) dos países. Se aplicado ao PIB mundial, o valor pode chegar a US$ 9 trilhões. Izalci disse que as entidades estatais estão entre os principais consumidores do comércio internacional.
— Diante desse cenário internacional, duas situações podem ser úteis para a inovação brasileira. De um lado, o Brasil pode vender os seus produtos aos países com os quais fez acordo e estimular a inovação via concorrência de mercado, o que é muito saudável. Por outro lado, também é preciso pensar as comprar governamentais como um espaço de políticas públicas com objetivos claros, como o desenvolvimento da indústria, da tecnologia, da inovação, da redução de desigualdades e de estímulo às pequenas empresas — avaliou.

Fonte: Agência Senado