Servidores da Secretaria do Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SPU/MP), começaram hoje a participar da 2ª Semana de Avaliação de Imóveis (Semavi), treinamento realizado no auditório térreo do bloco K da Esplanada dos Ministérios e Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Durante cinco dias – até sexta-feira, 23 –, eles discutirão normas e estratégias para avaliações dos imóveis da União, a fim de garantir maior segurança na emissão dos laudos.

Estão na pauta, entre outros temas, o conteúdo de nova Instrução Normativa assinada hoje pelo secretário da SPU/MP, Sidrack Correia; os métodos utilizados para definir valorização de benfeitorias na venda de terrenos públicos; e a construção de plantas de valores.

Também estão previstos cinco workshops sobre elaboração de laudo por método evolutivo, involutivo e comparativo de dados de mercado e sobre o módulo avaliação do portal SPUnet. A 1ª Semana de Avaliação de Imóveis ocorreu em maio de 2017.

HOMENAGEM

Na abertura do evento, na manhã de hoje, o secretário Sidrack Correia foi homenageado: ele recebeu das mãos de Alexandre Marcolino, membro do Conselho de Avaliadores da Secretaria do Patrimônio da União, placa alusiva ao apoio dado aos avaliadores durante sua gestão à frente da SPU/MP, que completa dois anos no próximo dia 22.

Emocionado, o secretário agradeceu falando do trabalho que vem sendo feito na SPU/MP desde novembro de 2016. “Avançamos muito em pouco tempo. Conseguimos recuperar institucionalmente a SPU, estamos reestruturando a Secretaria para que efetivamente exerça seu papel de indutora do desenvolvimento econômico do País”, disse. “Hoje a SPU tem mais espaço no governo e participa de várias políticas públicas”.

Sidrack Correia reiterou, ainda, a responsabilidade da Secretaria e de seus servidores para os próximos desafios: a inclusão de milhares de novos imóveis do INSS e da RFFSA à carteira administrada pela SPU/MP. “Serão quase 8 mil imóveis que vamos receber e teremos que identificar e avaliar”, acrescentou.