Sistemas desenvolvidos pela CGU, como e-TCE e Alice, foram destaques na categoria “Trabalhos Inovadores”

Servidores do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) tiveram seus trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Reconhe-Ser 2017 do Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa busca destacar o empenho e a dedicação dos servidores que contribuem, por meio do controle externo, para o aprimoramento da Administração Pública em benefício da sociedade.

Na categoria “Trabalhos Inovadores”, o Sistema Informatizado de Tomada de Contas Especial (e-TCE) foi premiado. Em 2016, a CGU iniciou, juntamente com o TCU, o desenvolvimento da ferramenta que busca aumentar a eficiência e a eficácia do processo de recuperação de valores objeto de desfalque ou desvio de que resulte danos ao erário. Entre os servidores autores do sistema, estão: Aneilton Nunes, Daniel Wu, Emanuelle Dayrell e Henrique César Kamchen.

Na mesma categoria, também teve destaque o sistema Alice (Análise de Licitações e Editais). Lançada em 2015 pela CGU, a ferramenta auxilia a avaliação preventiva e automatizada de editais de licitação. O sistema testa trilhas de auditoria – possibilidades de inconsistências – nos editais publicados diariamente no Portal de Compras do Governo Federal.