O site da Advocacia-Geral da União (AGU) passou, nesta quarta-feira (29/07) às 18h, a integrar o gov.br, o portal que até o fim do ano reunirá todas as páginas eletrônicas de órgãos e entidades do governo federal.

O portal único tem como objetivo utilizar a tecnologia para simplificar a vida do cidadão, concentrando em um só local as informações de utilidade pública e os serviços prestados pelos diversos órgãos e entidades do governo federal, além de dar uma identidade visual moderna e uniforme aos endereços eletrônicos e reduzir os custos com a manutenção deles.

A partir da implantação do portal único, o cidadão pode realizar buscas e navegar em páginas que apresentam os mesmos padrões de interação e usabilidade, o que garante uma experiência mais intuitiva dentro da plataforma. O chamado “Projeto Gov.Br” também inova na medida em que a estrutura de portais baseada na divisão por órgãos é substituída por um ecossistema baseado em serviços. Ou seja, o cidadão não precisa conhecer siglas ou estruturas funcionais da administração pública para poder utilizar um serviço.

Imagem: Reprodução

No novo site da AGU, por exemplo, foram criados acessos fáceis para serviços como a propositura de acordos em litígios com a União e atendimento aos devedores de autarquias e fundações, entre outros. Para aumentar a transparência, o cidadão também encontrará de forma simplificada informações relacionadas à prestação de contas da instituição e a agenda de compromissos dos dirigentes.

O processo de migração foi feito de forma conjunta pelo Diretoria de Tecnologia da Informação e pela Assessoria de Comunicação da AGU, com a colaboração dos demais órgãos da instituição, bem como do Serpro e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.  A transição está sendo realizado em etapas, a partir de um fluxo de ações, entregas e responsabilidades definidas para cada instituição envolvida no processo. Como a migração de alguns conteúdos segue em andamento, o site antigo da AGU continuará disponível para o acesso do cidadão caso alguma informação ainda não seja encontrada no novo endereço eletrônico.