Publicado em: 29/08/2018.

A prioridade do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, é aumentar a eficiência. Ou, como diz, transformar o STJ no “tribunal mais eficiente do Brasil”. Segundo ele, por meio de reformas estruturais internas, que envolvam uma mudança comportamental e cultural do servidor, desburocratização e simplificação dos serviços, é possível avançar e trazer mais eficiência para atingir o objetivo da duração razoável do processo.

De acordo com o ministro, é preciso que o Judiciário perceba melhor as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, pois ninguém mais tolera a morosidade judicial. Para Noronha, é urgente aperfeiçoar as técnicas de julgamento, de publicação e de divulgação das decisões.

Tecnologia

O presidente do STJ afirmou que investir em inteligência artificial será essencial para melhorar a gestão dos processos, aperfeiçoando a sistemática aplicada às demandas de massa (especialmente os recursos repetitivos), otimizando os mecanismos de triagem e acelerando a tramitação dos feitos, de modo a alcançar a redução do estoque processual.

“O STJ liderou a implantação do processo eletrônico no Brasil e continua a investir em tecnologia para aumentar sua eficiência. Estou convencido de que precisamos continuar avançando rumo à modernização. Hoje, modernização e melhoria na gestão compreendem a adoção de técnicas de inteligência artificial, o que trará muito em breve expressivo ganho de tempo na tramitação dos feitos”, disse.

Resultados

Outro ponto importante, segundo o presidente do STJ, que também assumiu a presidência do Conselho da Justiça Federal, é impregnar nos servidores e magistrados o espírito de resultado. “O objetivo é vincular a ação dos servidores a um resultado que traduza a eficiência do órgão. É importante lembrar que o juiz é um servidor e, como tal, precisa atingir resultados também. Ele trabalha para um destinatário, que é o cidadão”, ressaltou.

O ministro pretende instalar a Escola do Servidor do STJ, com o propósito de investir na formação e no aperfeiçoamento dos servidores e, assim, incentivar a adoção de novas práticas que despertem a dedicação à prestação de serviço de melhor qualidade.

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