Publicado em: 20/03/2020.

A transparência no serviço público é mais do que disponibilizar dados; é também torná-los acessíveis. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou na aba Transparência do portal o relatório de desempenho do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2015 – 2020 relativo a 2019. Para facilitar o entendimento e aumentar a acessibilidade, os dados foram inseridos em um painel da ferramenta Power Business Intelligence (BI).

Segundo a chefe da Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS), Ketlin Feitosa de Albuquerque, o Power BI permite organizar e expor informações de maneira eficiente. “A ferramenta faz um cruzamento de dados inteligente e os exibe de forma amigável. O relatório é um retrato de todos os indicadores, que pode ser consultado de maneira simples por servidores, pesquisadores e pela sociedade em geral”, explicou.

Ketlin Feitosa apontou ainda que, graças ao Power BI, é possível atualizar constantemente os dados, fornecendo uma visão completa dos indicadores. “O PLS é uma ferramenta de gestão para aumentar a eficiência e a qualidade dos gastos. Desde 2009, monitoramos diversos indicadores de consumo do tribunal, como papel, água, eletricidade e outros. O painel traz toda essa série histórica e está dividido por unidades, anos, custos etc.”, observou.

Eficiência e transparê​ncia

A assessora-chefe da AGS esclareceu que a ferramenta permite a cada gestor organizar melhor seus gastos. A publicação de dados abertos, e constantemente atualizados, torna esse processo ainda mais eficiente e transparente.

“Entre outras legislações, a medida obedece à Resolução 215/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta a aplicação da Lei de Transparência (Lei 12.527/2011) no âmbito do Judiciário”, afirmou Ketlin Feitosa. A resolução prevê que os órgãos do Poder Judiciário utilizem a tecnologia da informação e apliquem “transparência ativa”, ou seja, facilitem o acesso aos dados disponibilizados.

A assessora-chefe acredita que a publicação com dados abertos do PLS deverá se tornar o padrão para todos os tribunais e para o restante do serviço público. “Não é só uma questão de economizar, mas de gastar melhor e investir em iniciativas realmente necessárias, como capacitação e melhoria de equipamentos”, ressaltou.

Para acessar os relatórios anuais do PLS, clique em Transparência > Plano de Logística Sustentável STJ, a partir da barra superior do site. Ou vá diretamente clicando aqui.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (61) 3319-6210 e 3319-6781.