A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, informou, na sessão desta quarta-feira (10/3), que o Tribunal desenvolveu ferramenta que possibilita à sociedade oferecer representações e denúncias de irregularidades ao TCU, de forma digital e padronizada. O módulo “Denúncias e Representações” permite o envio de representações e denúncias relativas a licitações, contratos e atos de gestão. Qualquer cidadão pode apresentar petições por meio do sistema, assim como as sociedades empresariais e autoridades legitimadas.

A solução foi desenvolvida internamente e utiliza tecnologias emergentes, o que vai proporcionar melhor experiência aos usuários e melhor desempenho no processamento das informações. Trata-se de inovação alinhada à Estratégia Digital do Tribunal, que visa a aprimorar os serviços prestados à sociedade.

Na fase inicial de implantação, o sistema preserva a possibilidade de incluir petição própria, elaborada pelo representante, além da petição automática oferecida pelo módulo. Os peticionantes contarão, também, com painel em que conseguirão acompanhar, de forma centralizada e simples, todas as suas demandas em andamento no TCU.