Marca Zênite

TCU: Painel do Coopera traz transparência aos processos relacionados à Covid-19

A plataforma foi planejada para ampliar a transparência da atuação do TCU durante a crise de saúde pública

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) lança, nesta segunda-feira (11/5), painel on-line que reúne, em um só ambiente, todas as informações acerca dos processos em tramitação no TCU relacionados ao tema Covid-19.

Até o momento, estão disponíveis 39 processos, sendo dez representações, uma consulta, além de 28 acompanhamentos.

O painel foi planejado para ampliar a transparência da atuação do TCU durante a pandemia. A plataforma organiza as informações em gráficos que permitem, em um só clique, efetuar consultas dos processos por tema, ministro relator, unidade técnica ou jurisdicionada (órgãos e entidades).

O painel traz, ainda, alguns processos anteriores à crise da Covid-19, mas que tenham, de alguma forma, relação com a crise de saúde pública. O sistema busca todo tipo de processo, inclusive os de natureza sigilosa dos quais são disponibilizadas apenas as informações públicas.

A ferramenta é alimentada automaticamente pelas informações E-TCU, sistema de gestão de processos de controle externo. Cada unidade técnica é responsável pela inserção de seus processos no painel com a TAG Covid-19. Para orientar os servidores na classificação dos processos, foi elaborado um tutorial com o passo a passo para a colocação da TAG Covid-19 naqueles relacionados ao tema.

selo_coopera.pngA iniciativa integra as ações do Coopera – Programa especial de atuação no enfrentamento à crise da Covid-19, lançado em 23 de abril. O Coopera busca apoiar o gestor público e a sociedade neste momento em que ações emergenciais são necessárias para o combate à pandemia.

Em breve, outras atualizações estarão disponíveis.

Botao-cinza_coopera.png

Confira o tutorial com o passo a passo para a colocação da TAG Covid-19 na classificação dos processos.