Publicado em: 15/09/2017.

O objetivo é compartilhar experiências de órgãos que adotam o modelo de desenvolvimento descentralizado de soluções de tecnologia da informação, em uso pelo Tribunal há dez anos

A primeira “Conferência de desenvolvimento descentralizado de soluções de TI na administração pública” será realizada no Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 19 de setembro. O objetivo é compartilhar experiências de órgãos que adotam o modelo de desenvolvimento descentralizado de soluções de Tecnologia da Informação (TI) ou que tenham interesse em conhecer mais sobre essa abordagem. Tal modelo tem por propósito viabilizar o desenvolvimento de soluções de TI pelas demais unidades da instituição sob a governança da área formal de tecnologia.

O TCU utiliza o modelo há dez anos, possuindo 250 sistemas web e 15 painéis de informação desenvolvidos de forma descentralizada. Outros órgãos da administração pública também adotaram essa abordagem e estarão presentes no evento.

A utilização do modelo possui diversos desafios, em especial a aplicação de mecanismos efetivos de governança que viabilizem o adequado funcionamento desse ecossistema. A literatura refere-se também a essa forma de provimento nos termos Citizen Development, End User Development ou Business Unit Development.

O público-alvo da conferência são os gestores e os profissionais da área de TI e das demais unidades dos órgãos e entidades da administração pública. Entretanto, qualquer cidadão interessado no assunto pode participar. O evento terá a presença de palestrantes do TCU, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Universidade de Brasília (UnB), além da empresa Gartner, dentre outros.

Para mais detalhes do evento: Clique aqui.

Para se inscrever: Clique aqui (Informando o código: DDSTI2017)