Publicado em: 31/05/2017.

Mais de 400 representantes de instituições públicas, de universidades e do setor privado participam de evento em Brasília

Com o objetivo de revolucionar a forma como o setor público conduz projetos, estimulando a geração de ideias e soluções criativas que resultem em melhoria de processos e serviços, a Rede de Inovação no Setor Público (InovaGov), que conta com a participação do Tribunal de Contas da União (TCU), promoveu, na quinta-feira (25), o evento Inovação Aberta. Realizado no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), o encontro reuniu mais de 400 representantes de instituições públicas, de universidades e do setor privado.

Durante a abertura do evento, o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, afirmou que nos últimos anos a inovação tem se mostrado fundamental para o enfrentamento de desafios, principalmente, no que diz respeito à busca de melhoria da gestão pública. “As instituições precisam cada vez mais conquistar a confiança da população, ampliando a transparência e inserindo a sociedade na formulação de políticas e definição de serviços a serem prestados”, afirmou.

Carreiro lembrou que a administração pública federal já coleciona algumas ações de inovação que merecem ser destacadas. O presidente citou a criação de laboratórios de inovação, implementação de espaços de inspiração e criatividade, a adoção de metodologias e ferramentas para a solução de problemas complexos, o uso de dados para subsidiar decisões governamentais, o intercâmbio de conhecimento e parcerias com instituições públicas de outros países e a criação da rede de inovação do governo.

Já o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, destacou que a inovação vem por meio do esforço e do desprendimento de conceitos enraizados. Para ele, InovaGov é uma rede direcionada a criar um ambiente para geração de ideias. “A intenção é ser um observatório para que novas ideias possam ser avaliadas e implementadas na gestão pública”, afirmou.

Casos de sucesso

O evento também apresentou casos que mostram aos participantes como a criatividade pode ajudar na melhoria de problemas crônicos enfrentados diariamente pelo cidadão, seja por meio de ações sociais ou por estudos ou criação de estratégias.

É o caso do Escola das Mães, dese