Publicado em: 30/06/2017.

O ministro do TCU Augusto Nardes encerrou o primeiro dia dos seminários com a palestra “Governança e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Em sua fala o ministro abordou conceitos de governança pública

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, na última semana, o encontro “Sustentabilidade na Administração Pública” e o “IV Seminário de Planejamento Sustentável do Poder Judiciário”. Diversos painéis apresentaram resultados de práticas sustentáveis na Administração Pública Federal (APF).

Os seminários foram promovidos pelo TCU em conjunto com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília (DF), de 20 e 22 de junho.

Uma das premissas foi disseminar o conhecimento das instituições e expor casos de sucesso de ações socioambientais, que tornaram o gasto público mais eficiente e causaram menor impacto ambiental. Diversos servidores falaram de suas experiências e das transformações dentro do respectivo órgão para trocas sustentáveis.

Dia 20 de junho

Durante a tarde foi apresentado, pelos servidores Marcelo Daniel Pagotti e Daniel Portilho Troncoso, ambos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), o “Panorama e Estratégias de Gestão sustentáveis da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação”. Eles falaram dos projetos em andamento cujo objetivo é desonerar a máquina pública, principalmente as áreas de Tecnologia da Informação (TI) dos órgãos da APF. Uma das soluções apresentadas é fazer as contratações de forma conjunta, melhorando a eficiência dos gastos públicos.

Marcelo Daniel Pagotti

Daniel Portilho Troncoso

Por sua vez, o conselheiro Roberto Campelo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentou o “Panorama do Plano de Logística Sustentável no Poder Judiciário”. Ele falou sobre boas práticas e as trocas sustentáveis que foram implantadas no Judiciário. Essas ações já apresentariam bons resultados, gerando economia de recursos.

Roberto Campelo

<span style="font-family:arimo,sans-serif;text-alig