Publicado em: 11/10/2017.

A partir de agora, está disponível nas principais lojas virtuais o Aplicativo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A nova ferramenta permite que servidores de órgãos públicos que aderiram ao SEI possam assinar e tramitar eletronicamente documentos e processos por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Para que os servidores utilizem o aplicativo é necessário que o órgão em que trabalham faça instalação da versão 3.0 do SEI.

Para os órgãos que possuem a versão anterior do SEI e têm interesse em utilizar os recursos mais atuais que a ferramenta oferece, basta acessar o Manual de Instalação disponível aqui. O aplicativo do SEI pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.

Se a instituição ainda não iniciou a implantação do SEI, é necessário seguir as orientações para adesão que estão disponíveis na página http://www.planejamento.gov.br/pensei/como-aderir

"Ao lançarmos o aplicativo do SEI damos mais um passo em direção a uma Administração Pública mais eficiente, menos burocrática e atenta às facilidades que a inovação tecnológica proporciona. A possibilidade de tramitar processos e documentos a partir de um simples toque na tela do celular ou do tablet deve resultar em maior agilidade e praticidade nos trâmites administrativos", ressalta o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Gleisson Rubin.

Passo a passo para começar a utilizar o aplicativo:

• Passo 1: Acesse a loja virtual compatível com seu smartphone ou tablet (disponível apenas para Google Play ou Apple Store) e baixe o aplicativo do SEI em seu dispositivo móvel.
• Passo 2: Acesse o SEI do seu órgão, no seu computador do trabalho, e localize o QR Code disponível abaixo do menu na tela de controle de processos.
• Passo 3: Com o QR Code aberto na tela do seu computador, abra o aplicativo do SEI, já instalado em seu dispositivo móvel (conforme indicado no passo 1), acesse a opção “Trocar órgão” e, em seguida, acesse a opção “Ler código” para a leitura através da câmera do seu smartphone ou tablet.
• Passo 4: Pronto! Você já está habilitado a usar o SEI por meio do seu telefone celular ou tablet, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O aplicativo foi criado por meio de parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, e com apoio do Tribunal Regio