O ministro apresentou algumas novidades do Portal de Serviços, que foi completamente reformulado a fim de melhorar o acesso à navegação dos cidadãos e das empresas que precisam dos serviços públicos federais. Além da aparência do Portal, que já está de acordo com a nova Identidade Digital de Governo, o <a class="external-link" href="http://www.servicos.gov.br/" style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; vertical-align: baseline; outline: none; text-decoration-line: none; color: rgb(58, 112, 209); border-bottom: none; font-size: 0.9em;" target="_blank" title>servicos.gov.br ganhou novas seções – como a que reúne os aplicativos para smartphone criados pelo Governo Federal.

O portal é o canal único para acessar mais de 1,6 mil serviços, também por dispositivos móveis. Parte integrante da Plataforma de Cidadania Digital, é por meio desse portal que o governo vem trabalhando para centralizar o acesso a informações e aos serviços públicos por meio de um cadastro único, sem a necessidade de criação de novos perfis de usuário ou senhas.

CARTEIRA DE IDENTIDADE DIGITAL

O ministro Colnago também aproveitou a solenidade para informar sobre outro projeto de transformação digital: a criação do Documento Nacional de Identificação (DNI).

Resultado de um trabalho entre o MP e o Tribunal Superior Eleitoral, o documento, totalmente digital e acessado pelo smartphone, é baseado na biometria já coletada para o título de eleitor.

Para Colnago, o DNI será a carteira digital do cidadão, agrupando os principais documentos que o cidadão utiliza hoje. “Já nesta eleição, os eleitores do Paraná poderão utilizar o DNI para votar, sem precisar de qualquer outro documento”, afirmou o ministro.

MENOS FILAS

Com a transformação digital dos serviços públicos, o governo vem reduzindo a