Publicado em: 10/08/2018.

O Núcleo de Jurisprudência (Nujur) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região criou uma configuração de trabalho que economiza papel e toner de forma a reduzir os gastos e contribuir com a sustentabilidade. O setor desenvolveu um método ligado diretamente aos recursos digitais, criando novas pastas de trabalho e utilizando programas já existentes nos sistemas operacionais dos computadores.

Um levantamento feito pela Divisão de Material e Patrimônio (Dimap) constatou que o Nujur gastou, de 2013 até julho de 2018, quase 700 mil folhas de papel e 63 cartuchos de toner. A partir desses dados, o setor tomou a atitude de reduzir os gastos recebendo ementas em pastas compartilhadas de maneira que os servidores possam selecionar as matérias no próprio computador e direcionar os arquivos para que sejam concluídas as etapas de pesquisa e de inclusão de ementas e decisões.

O Núcleo ainda almeja um sistema ideal, que está em fase de criação, e pretende dar celeridade e eficiência no que diz respeito ao abastecimento da base de pesquisa de jurisprudência e possibilitar consulta on-line, por qualquer usuário, dos julgados no Tribunal.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região