Publicado em: 18/10/2019.

Em ação pioneira, 29 servidores participaram do curso gerencial “Compliance na Justiça Federal do Amazonas”, realizado de 14 a 18 de outubro na sede da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM).

Conduzida pela professora Ângela Neves Bulbol de Lima, doutora em Ciência da Informação e Marketing pela Universidade Fernando Pessoa (Lisboa/Portugal), e especialista em compliance pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), a capacitação teve o objetivo de disseminar e esclarecer o conceito de compliance, qualificando o corpo funcional da SJAM para a cultura voltada à realização de atividades em conformidade com as normas da instituição.

Nos últimos anos, o compliance tem ganhado mais espaço em empresas particulares e públicas. Esse conjunto de disciplinas tem a função de monitorar atividades e assegurar que os envolvidos na instituição ajam de acordo com as práticas de conduta da organização. Essas práticas devem ser orientadas pelo código de conduta e pelas políticas da entidade, já que estão especialmente voltadas para o combate à corrupção.

“No âmbito corporativo, uma organização ‘em compliance’ é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva sua integridade e resiliência, assim como a de seus colaboradores e da alta administração”, explicou Ângela Neves.

Encerrando o evento, no dia 18 de outubro, o professor, escritor e juiz federal William Douglas, titular da 4ª Vara Federal de Niterói (SJRJ), ministrou a palestra “Compliance na Justiça Federal” para participantes do curso e demais servidores da Seccional amazonense.