Publicado em: 28/11/2019.

Servidores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) participaram nessa quarta-feira, 27 de novembro, do workshop “Planejamento para a aposentadoria”, ministrado pela instrutora Lucia Beatriz de Mendonça, mestre em coaching-life. O evento, realizado pela Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid), ainda acontece nesta sexta, dia 29 de novembro, além de nos dias 9 e 11 de dezembro.

Pensando no aumento da expectativa de vida e no envelhecimento da população, o workshop teve como objetivo desenvolver o planejamento pessoal dos servidores nos diferentes aspectos da vida, refletir e compreender esse processo de mudança a fim de se ter uma aposentadoria sem muitas surpresas e incertezas.

“Todo mundo vive um mundo de muito trabalho, estresse, ansiedade e um endividamento crescente, então isso tudo mostra claramente a necessidade de nos prepararmos financeiramente para que possamos ter paz e uma saúde melhor. É importante que façamos uma transição ainda durante o trabalho e não depois que nos aposentarmos. Espero que as pessoas venham ao encontro e possam usufruir deste momento de reflexão para a vida futura”, disse a instrutora.

Para o técnico judiciário Roberto dos Santos Barrense, do gabinete do vice-presidente, o workshop superou as expectativas. “O curso trouxe luz à nossa consciência e permitiu prevermos alguns fatos objetivos, além de nos fazer refletir sobre valores e mudanças da terceira idade”, avaliou.